domingo, 21 de outubro de 2012

est amor

O amor é o assunto que mais faz parte da minha coletânea de textos não acabados por não saber como escrever, o amor é o assunto no qual mais penso.
A-M-O-R.
Todo mundo fala de amor, todo mundo busca o amor, todo mundo se julga completo ou incompleto por causa do amor.
A verdade é que, o amor que todo mundo deseja e busca não existe. Esse amor perfeito que o príncipe e a princesa, o mocinho e a mocinha "lutam" durante toda uma trama pra viver é o pior veneno contra o amor. Quem dera se os problemas do amor fossem derrotar a bruxa da maçã e viver feliz pra sempre, se vingar de alguém que a fez mal, casar e engravidar no final. Quem dera que só fosse preciso um obstaculo para ser feliz até que a morte separe.
Quem dera? Ser feliz pra sempre deve ser chato pra caramba! Imagina, café da manhã, trabalho, sexo, conversas, concordar em tudo, tudo igual! ARGH! Um saco! Pra ter um príncipe perfeito que é que nem você, melhor ter um caso com o espelho e comprar um vibrador, pelo menos não tem bafo na hora de acordar (não adianta, o príncipe perfeito, se for humano, também tem bafo na hora de acordar).
E nessa busca por alguém perfeito pro final feliz acabamos nos decepcionando e eis ai a verdade: não sabemos lidar com a decepção. A crença de que decepcionar-se é a pior entre as coisas que pode acontecer faz com que desistamos de um "amor" e partimos em busca de um outro assim que algo da errado. E eis ai o ingresso em um círculo vicioso.
Quando nos dispomos a amar alguém deveríamos também nos dispor a nos dispor a esse alguém. Existem sim problemas insolucionáveis entre um casal, mas não são todos que são assim. Quando temos problemas no trabalho pedimos demissão por isso? Quando temos problemas com os pais nos os matamos? Quando um cano estoura no banheiro, jogamos a casa fora? Não! A vida se baseia em solucionar problemas, quanta estupidez achar que um relacionamento funciona de forma diferente!
Mas a questão não são os problemas conjugais ou o fim do relacionamento, é o amor.
O amor é construível. Quando dispostos a amar somos capazes de amar quem quisermos. Somos seres tão adaptáveis a relações quanto a ambientes. O amor, pra existir, precisa de disposição. Quando em um relacionamento ambos os lados estão dispostos a viver este, nada os separa. Problemas tornam-se chaves para o crescimento a dois, diferenças tonam-se conhecimentos, decepções tornam-se aprendizados. Em um relacionamento de verdade há crescimento diário, há aprendizado mutuo, há respeito, há disposição, há amor.
Que haja amor.